Litoral Sergipano

Brisa constante, águas calmas e mornas e um roteiro cultural riquíssimo. A diversidade de atrações em Sergipe é surpreendente. Além de agradável, é fácil conhecer o Estado. São 22 mil km² de área que concentram, numa conveniente proximidade, belezas naturais, história, cultura e uma eficiente infra-estrutura para receber seus visitantes. Junte-se a isto hospitalidade e segurança e o seu passeio está completo.

Aracaju
A cidade de Aracaju, com seus 30 km de praia, revela ao turista que ele pode encontrar belezas naturais, boa infra-estrutura e tranqüilidade ao mesmo tempo. A grande pedida é escolher um dos inúmeros bares e restaurantes da orla e deliciar-se com caranguejos, camarões e caldinhos de frutos do mar. A urbanizada praia de Atalaia é um convite às caminhadas. Diante do calçadão estão quadras poliesportivas, praça de eventos, parquinhos infantis, vendedores de artesanato e comidas típicas. Outro ponto interessante é o Oceanário, onde 20 grandes aquários expõem a fauna e a flora marinha e fluvial de Sergipe. À noite, o agito toma conta de Atalaia. Os bares com música ao vivo, ou que simplesmente oferecem um delicioso caranguejo, são o pretexto para reunir uma porção de gente bonita. Por lá existem outras encantadoras praias: Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro, a última praia da capital. Todo litoral aracajuano dispõe de excelente infra-estrutura, com bares de praia que servem o que há de melhor na culinária local.
Cidades Históricas
O lado puramente histórico de Sergipe é representado pelas cidades de São Cristóvão e Laranjeiras, ambas tombadas pelo Patrimônio Histórico. São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil e abriga um acervo de peças e monumentos dos séculos XVII e XVIII. Possui um dos maiores conjuntos de arte sacra do País. Em Laranjeiras, os museus e igrejas antigas levam o visitante aos períodos da colonização e da escravidão. É a cidade que mais preserva o folclore no Estado, tornando-se o último reduto de manifestações já extintas em outras partes do Brasil.
Litoral Sul
O litoral sul sergipano, oferece belas praias com dunas de areias brancas, lagoas e coqueirais. Entre as mais visitadas estão Caueira, Abaís e Saco. Na praia do Saco, após cruzar os rios Piquitinga e Real, chega-se à famosa Mangue Seco. Esta região é conhecida como Costa das Dunas e foi o primeiro local visitado pelos jesuítas na colonização do Estado. O ano da chegada, 1575, é lembrado em um marco às margens do rio Real.

Litoral Norte
Seguindo para o norte, a partir de Aracaju, encontra-se a Costa dos Manguezais. O roteiro é imperdível para os amantes do ecoturismo. Na área de Pirambu, as atrações são os mangues preservados e o projeto Tamar, de preservação de tartarugas marinhas. Outra área interessante é o Pantanal de Pacatuba, uma área de 40 km² com uma grande diversidade da flora e da fauna, como jacarés, macacos, capivaras e diferentes tipos de pássaros.

Foz do São Francisco e o Canyon de Xingó

Na região do rio São Francisco, o turista encontra de tudo um pouco. História, belas paisagens e até esportes radicais. Próximo à Hidrelétrica de Xingó, localizada em Canindé do São Francisco, a formação de canyons de até 50 metros de altura permite passeios de catamarã, visitar a hidrelétrica e ainda explorar a história conhecendo sítios arqueológicos, o Museu Arqueológico de Xingó e a gruta de Angico, onde foram mortos Lampião e Maria Bonita. Por meio do barco é possível conhecer as cidades ribeirinhas de Propriá, Neópolis, Santana do São Francisco, Pacatuba, Ilha das Flores e Brejo Grande.


 Fonte: Site Brasil a dentro

Agradecimentos: SETUR - Secretaria de Estado de Turismo de Sergipe