Litoral Norte de Sergipe

Barra dos CoqueirosLitoral Norte de Sergipe - Com uma biodiversidade inigualável, a Litoral Norte, formada pelos municípios de Barra dos Coqueiros, Pirambu e Pacatuba, oferece aos visitantes paisagens preservadas e intocadas com fauna e flora riquíssimas.

O passeio, saindo de Aracaju, leva primeiro a Barra dos Coqueiros, vizinho a capital, atravessando o rio Sergipe via balsa. Seguindo pela estrada litorânea, passando pelas praias da Costa e do Jatobá, chega-se a Pirambu. Praias extensas ao longo da costa oceânica, dunas, manguezais, lagoas, o Projeto TAMAR e áreas de proteção ambiental merecem destaque na região, oferecendo lazer, paisagens deslumbrantes, atividades esportivas e muita ecologia aos visitantes.

Com sede instalada na Reserva Biológica de Santa Isabel, o Projeto TAMAR preserva as espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Pirambu é um dos principais centros de estudos, totalizando uma área de 131 km de praias monitoradas. Lá se reproduzem cinco espécies de tartarugas marinhas, sendo Sergipe o maior sítio reprodutivo do Brasil da espécie lepidochelys olivacea, conhecida como menor tartaruga do mundo. Além das tartarugas marinhas, a reserva é uma área de proteção de outras importantes espécies da fauna e flora nativa.

Em Pacatuba, a 116 Km2 da capital, o Pantanal de Pacatuba, com 40 km2 a maior área alagada do Nordeste. A região revela uma biodiversidade inigualável com flora e fauna riquíssimas. Além das áreas pantanosas, abriga manguezais, lagoas, dunas, restingas e Mata Atlântica. Um exemplar único em todo o Nordeste.


Fonte de texto: Turismo Sergipe - Governo do Estado de Sergipe.