04 e 05 de fevereiro de 2011
Na praia da CAUEIRA
Programação:
04/12
- Alapada
- Maria Gadú
- Jau
- Dj Kaska
05/12
-Patrícia Polayne
- Lulu Santos
- Monobloco
- DJ Léo Levi.
Começa o 36º Encontro Cultural de Laranjeiras
O evento torna-se o maior pólo turístico e cultural do Brasil |
(Fotos: Fabiana Costa/Secult) |
O Encontro Cultural de Laranjeiras, que acontece continuamente há 35 anos, surgiu a partir de uma quermesse criada para angariar fundos com a intenção de ajudar a população mais necessitada da cidade. Atualmente, o evento reúne fazedores de cultura de diversas vertentes, que tem como
Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a partir do Encontro de Laranjeiras, Sergipe começa a realizar sua programação de atividades culturais para o ano de 2011. “Esse evento tem uma força muito grande por se demonstrar um ponto de confluência entre inúmeras culturas. Em 2010, demos maior visibilidade ao evento e este ano, apesar de uma redução no orçamento, garantimos nossa presença, focando nosso apoio no Simpósio que trata de um tema extremamente contemporâneo que são as novas mídias e sua inserção enquanto ferramenta para a difusão cultural”, disse a secretária, explicando a escolha do tema abordado na Conferência de abertura.
A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino |
De acordo com declaração da prefeita, o 36º Encontro Cultural se torna a cada ano uma verdadeira vitrine para os grupos folclóricos. “A cultura é um instrumento de transformação e esse Encontro possui uma importância muito grande para o futuro, porque cria uma rede forte que promoverá as redes de cultura, incluindo seu manuseio na era digital”, avaliou Ione.
Já o secretário de Cultura de Laranjeiras e coordenador executivo do evento, Irineu Fontes, explicou que o Encontro é pensado com um ano de antecedência, intensificando sua execução com três meses do início das atividades. Irineu disse que diariamente promove encontros com os grupos folclóricos da cidade e que assim vai elaborando a programação cultural do ano seguinte. “Apoiamos 23 grupos folclóricos que servem para mostrar a riqueza cultural sergipana para o resto do Brasil e do mundo, assim este evento se faz de suma importância para nosso Estado”.
Conferência
Lindolfo Amaral |
Para o ator e participante do Encontro Cultural, Lindolfo Amaral, o evento possui um atrativo muito construtivo para sua formação como artista. “Participo desde o primeiro encontro, na década de 70, e sempre avalio como satisfatória a programação justamente por respaldar o público com informações úteis para nossos trabalhos. Pertenço a um grupo teatral que tem sua base na cultura popular, então compareço a todas as edições do Encontro de Laranjeiras e sempre aprendo informações que utilizarei em meu dia-a-dia de trabalho”, informou Lindolfo que pertence ao grupo teatral Imbuaça.
Em sua palestra, o conferencista José Clérton de Oliveira Martins abordou de forma direta a utilização dos meios digitais na concentração, preservação e propagação da cultura. “O Patrimônio Imaterial está em processo continuo de transformação e a tradição cultural não está fora do desenvolvimento tecnológico, pois este aproxima as pessoas de coisas importantes. As novas mídias têm esse poder, um exemplo disso são as missas virtuais, ou a questão da educação patrimonial que desperta crianças e adolescentes para o estudo dos temas culturais a partir do uso do computador”, finalizou o palestrante que é autor de duas obras que fazem referências ao uso de tecnologia na propagação cultural (Antropologia das Coisas do Povo (2004) e Patrimônio Cultural da Memória ao Sentido do Lugar (2006), ambos pela editora Roca de São Paulo).
Durante a tarde acontece o painel ‘Cultura, Tecnologia e Convergência’, com a presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral; a professora de museologia da UFS, Janaína Melo e que contará com a coordenação do professor Saulo Barreto, do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI).
Fonte: ASN
Assinar:
Postagens (Atom)